segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Setor de transporte é alvo de fiscalização do Ministério do Trabalho

Ações conscientizam sobre perigos no trânsito pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, realizado no último domingo.

Os auditores Fiscais do Ministério do Trabalho realizam, anualmente, mais de 6 mil fiscalizações no setor de transporte, com intuito de prevenir mortes e conscientizar sobre os perigos nas estradas. Somente em 2015, foram 314 motoristas e ajudantes que morreram no exercício da profissão. Para lembrar esses trabalhadores, o último domingo (20) foi marcado pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

O transporte rodoviário de cargas lidera o ranking dos setores com maior número de mortes em acidentes de trabalho no Brasil. "E a principal causa é o excesso de jornada dos profissionais", informa o diretor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, Celso Haddad. "Falta o intervalo entre jornada de 11 horas, como recomenda a legislação", completa. O diretor orienta os motoristas a denunciar irregularidades trabalhistas nas Superintendências e Gerências Regionais do Trabalho.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é realizado, anualmente, no terceiro domingo de novembro. Em 2005, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou em resolução a adoção oficial da data com o intuito de melhorar a segurança rodoviária ao redor do mundo.

Fonte: MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário